03 dicas de liderança para gestores de TI
Os líderes de tecnologia nunca tiveram tantas oportunidades de impactar seus negócios. Com 81% dos CEOs vendo a tecnologia como a maior ameaça disruptiva para suas organizações, segundo o novo relatório CEO Outlook 2018, da KPMG, mais líderes de TI estão tendo espaço para investir em recursos digitais estratégicos para reinventar suas empresas e prejudicar os concorrentes.
Mas disrupção significa coisas diferentes para diferentes CEOs, que precisam descobrir o que adicionar e subtrair de sua estratégia geral de negócios, diz a KPMG. “Nem sempre é uma transformação total, mas uma introdução focada de tecnologia que pode criar valor e garantir a competitividade”, explica Mike Nolan, vice-presidente de inovação e soluções corporativas da KPMG.
Mas os líderes de TI que não conseguem diminuir a lacuna entre as capacidades de suas empresas e a disrupção emergente estão sendo rapidamente substituídos, um fato que os CIOs estão bem cientes.
“[A lacuna digital] está sendo preenchida, mas não por nós”, disse Atefeh Riazi, diretor chefe de tecnologia da informação das Nações Unidas, aludindo ao afluxo de diretores digitais emergentes para liderar as estratégias digitais.
Riaza, junto com Mike Macrie, CIO da Land O’Lakes, e Harmeen Mehta, CIO da Bharti Airtel, compartilharam no mês passado suas vsiões para uma liderança de TI bem sucedida durante um painel do MIT Sloan CIO Symposium. Os CIOs foram todos finalistas do Prêmio de Liderança de CIOs do MIT para 2018, que Mehta venceu .
A seguir estão os conselhos que Macrie, Mehta e Riaza para os CIOs encarregados de transformar suas organizações.
- O silêncio mata boas ideias
Os CIOs bem-sucedidos compartilham suas boas ideias, em vez de simplesmente aceitar os pedidos dos pares das áreas de negócio, diz Mehta, que ajudou sua empresa a criar um aplicativo de música e que atualmente está usando machine learning para personalizar os serviços para os clientes. “Você mata uma boa ideia no momento em que não fala sobre ela”, acrescenta. Agora, diz Mehta, os líderes de negócios competem por seu tempo e recursos. “Porque começamos no fundo da sala, sempre pensamos que o negócio tem que vir e nos colocar no mapa”, diz Mehta. “Eu discordo completamente disso. Você tem que se colocar no mapa.”
- Deixe o negócio levar
Macrie diz que tenta não levar adiante nenhum investimento em tecnologia na Land O’Lakes, onde ele está testando machine learning e automação de processos robóticos , entre outras ferramentas. “Deixei a empresa liderar e determinar como será o investimento”, diz Macrie
- Peças políticas
Para sobreviver e prosperar, os CIOs devem navegar pelas políticas corporativas praticadas por diferentes entidades de negócios, cada uma com suas próprias agendas, diz Riazi, que está explorando como os drones podem entregar remédios aos necessitados e usando blockchain para estabelecer as identidades das pessoas. “É entender como trabalhar com diferentes entidades para identificar pontos problemáticos e fornecer inovação”, diz Riazi.
Fonte: Computerworld