5 dicas para ter completa visibilidade de TI na sua empresa
A infraestrutura de TI vem se tornando cada vez mais complexa para atender muitas necessidades que as empresas possuem.
Não se trata mais de gerenciar um servidor, alguns computadores e um sistema corporativo, prestando manutenção e suporte de uso. A virtualização de todas as rotinas empresariais e a necessidade de soluções que atendam a velocidade dos negócios online tornou o ambiente de TI extremamente complexo, tanto em dispositivos quanto em aplicações e serviços.
A visibilidade completa e permanente da área de TI deve ser obtida através de três grandes investimentos: Sistemas, Processos e Gestão.
Vamos falar de algumas dicas que vão ajudar você a conquistar a visão fundamental para gerir TI com eficiência e alcançar resultados expressivos.
1 – Faça o inventário completo da infraestrutura de TI
Realize o levantamento completo de todos os componentes do seu ambiente de TI – dispositivos, servidores, componentes de rede e aplicações, desde as desenvolvidas internamente até as soluções de terceiros.
O importante é ter a visão global de tudo que consome seus recursos de rede e pode estabelecer uma ordem de criticidade. Desta forma, o gerenciamento começará pelos itens que representam um impacto maior nas operações e podem gerar paralisações e custos elevados de manutenção.
Com isso, você poderá redimensionar suas equipes de TI conforme as prioridades de monitoramento para que possam analisar rapidamente, endereçar soluções mais específicas e ganhar eficiência.
2 – Desenvolva KPIs para a sua gestão de TI
Atualmente, os KPIs são indicadores de suma importância para administrar diversos comportamentos dentro de um ambiente de TI.
Os indicadores podem estar relacionados tanto ao desempenho técnico – por exemplo, o tempo de indisponibilidade mensal do site de vendas – quanto de processos e pessoas – nível de atingimento de prazos de projetos, volume de gastos com horas extras ou o tempo de resolução de atendimentos, entre outros.
Uma dica importante é não implementar todos os KPIs desejados e necessários logo no início; priorize as que mais impactam as operações – desempenho dos servidores, por exemplo – e que podem trazer resultados significativos quando atingidos.
3 – Implemente uma solução eficiente de Service Desk
A visibilidade completa da área de TI da sua empresa não está apenas na gestão técnica em si, mas também na comunicação com os usuários a o feedback sobre incidentes e problemas.
A partir das ocorrências é possível avaliar pontos críticos, recorrências e tomar decisões duradouras que resolvam os problemas, mantenham a disponibilidade e resultem em menos custos.
4 – Invista em um sistema para o monitoramento permanente
Hoje em dia é fundamental que o ambiente de TI seja permanentemente monitorado para encontrar e corrigir preventivamente os indícios de falha e acompanhar a performance dos componentes.
5 – Qualifique constantemente sua equipe
O mundo da tecnologia muda na velocidade das conexões entre as empresas e se demorarmos muito para avaliar e decidir, pode significar um concorrente mais qualificado para usar uma inovação tecnológica.
Foi assim com os sites e blogs, passando para o e-commerce e hoje estamos lidando com a Internet das Coisas (IoT).
Por esse motivo, é fundamental contar com equipes de profissionais atualizados sobre o que acontece no mercado e preparados para estudar as possibilidades na empresa e implementar com agilidade e segurança.
Além disso, a qualificação enriquece os debates internos de TI, eleva o nível técnico das equipes, produz conteúdos melhores para a sua gestão e motiva seus colaboradores.