Amazon abandona sistema de AI que discriminava mulheres
A Amazon teve de abandonar no ano passado uma ferramenta de recrutamento baseada em inteligência artificial (AI) por apresentar um viés contra mulheres, segundo informações da agência de notícias Reuters.
De acordo com a agência, o software usado pela gigante penalizava as candidatas que tivessem frequentado faculdades apenas para mulheres e também os currículos que continham a palavra “women’s” (“mulheres”), usada para designar iniciativas femininas.
“Eles literalmente queriam que fosse um mecanismo em que vou te dar 100 currículos e ele vai separar os cinco melhores, e vamos contratar essas pessoas”, afirmou à Reuters uma fonte próxima do assunto não identificada sobre a solução usada pela Amazon.
Uso restrito
O portal The Verge conversou com uma fonte da Amazon, que apontou que o programa em questão foi usado apenas em testes e não chegou a ser adotado em grupos maiores ou de forma independente.
Além disso, essa mesma fonte afirmou ao site em questão que a ferramenta de recrutamento foi abandonada pela Amazon por diferentes razões e não apenas a questão do viés citada acima, que foi corrigida pela companhia.
Fonte:computerword