NOC – Network Operations Center
O Centro de Monitoração e Operações (NOC) gerencia toda infraestrutura de TI dos nossos clientes, mitigando riscos e falhas nos processos de negócio.
Este monitoramento viabiliza um ambiente menos vulneráveis e mais disponíveis.
A partir de ações pró-ativas e em real time, analisando a capacidade e disponibilidade de todos os ativos monitorados, é possível investigar a causa raiz dos eventos e propor soluções definitivas.
SERVIÇOS PRESTADOS
- Monitoramento de sistemas, Redes LAN, WLAN, WAN e Segurança de perímetro;
- Monitoramento de componentes de servidores, sistemas operacionais, sistemas de armazenamento e estruturas em cloud;
- Monitoramento de bancos de dados, middleware e aplicações;
- Monitoramento WEB – Experiência do Usuário;
- Contato com fornecedores 24 horas por dia;
- Correção imediata incidentes identificados;
- Emissão de relatórios de disponibilidade e desempenho;
- Criação de planos de ação para melhorias do ambiente;
- Analise de capacidade do ambiente;
- Controle rotinas operacionais (backup, Integrações, Replicações, etc);
- Avaliação de dados históricos, para prever comportamentos futuros;
- Notificação sobre eventos críticos, emergências e problemas no negócio;
- Indicadores e projeções em tempo real com dashboards;
- Geração de insumos para o planejamento de capacidade e compras de infraestrutura;
- Controle de disponibilidade de serviços contratados (links de comunicação);
- Atuação rápida junto a operadoras de comunicação (Oi, Vivo, Embratel, etc).
Minimiza tempos de indisponibilidade
Por ter uma alta prontidão quanto a anomalias no ambiente, responde rápido a incidentes, antes mesmo de isso ser um impacto para os usuários.
Mantém a performance adequada
Geralmente a degradação da performance de algum serviço é ocasionada pela falta de recursos computacionais para sustenta-lo, mantendo os recursos disponíveis é possível evitar degradações.
Coleta de dados para tomada de decisões
Fazer decisões sem informações para análise é algo que não tem mais espaço, as decisões devem ser analíticas e sobre dados concretos. O NOC irá gerar dados para auxiliar em decisões.
Previsão de comportamentos
Com base nas coletas do ambiente, é possível ter prontidão quanto a cenários futuros, recursos computacionais exauridos no futuro, com base em projeções feitas com dados históricos.
Automação de ações
Ao invés de um operador tomar uma ação, é possível que o próprio sistema de monitoramento reaja perante a um incidente para o qual ele previamente parametrizado.
Sempre alerta
Independente do horário, o NOC está sempre pronto para responder a um incidente ou requisição com roteiro homologado, afinal, o NOC é uma estrutura que funciona 24 horas por dia.
Monitoramento remoto
O monitoramento remoto e as interações remotas garantem a eficiência dos custos operacionais, não sendo necessário manter profissionais de campo de plantão e prontos para atuar.
Maior visibilidade do ambiente
O mapeamento do que deve ser monitorado e suas dependências dá uma visão clara da complexa malha que a TI corporativa geralmente se torna, criando mapas que guiam os operadores.
Satisfação dos clientes
Com os serviços disponíveis, performance adequada e atendimento através de canais devidamente publicados e organizados trazem a satisfação dos clientes internos e externos do seu negócio.
Infraestrutura de TI
Monitoramento de infraestrutura TI, estamos abordando a base que sustenta todo o negócio. No caso da TI estar indisponível ou com baixa performance, impossibilitará de negócios serem feitos ou terá impacto negativo na experiência dos clientes.
Aplicações
O monitoramento de aplicação garante uma visão clara da saúde das aplicações, coleta dados importantes para formar indicadores, experiência real de uso e acesso dos usuários quanto a performance e disponibilidade.
Serviços do negócio
Monitoramento do Negócio, ou, Monitoramento de Serviços do Negócio utiliza monitoramentos específicos em infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e bases de dados para coletar informações e alimentar Key Performance Indicators (KPIs).