Heat map em lojas físicas: mapeie a jornada do seu cliente
Já faz algum tempo que o sucesso em uma venda não depende apenas de um bom produto e de um bom preço. De fato, às vezes isso é o que menos importa, menos mesmo do que uma campanha de marketing bem feita, a localização de sua loja física e o seu investimento no ambiente da loja. Além disso, ao vender um produto, o proprietário de uma loja também precisa ter em mente que a distribuição dos produtos faz diferença, e que suas vendas podem ser aumentadas quando ele sabe quais regiões da loja os consumidores mais frequentam, e em quais eles deixam de ir. Sabendo disso, foi desenvolvida uma inovação tecnológica: o heatmap para lojas físicas.
O que é o heat map? Para que serve?
O heat map funciona da mesma forma do que as ferramentas de heat mapping de sites na Internet, por exemplo, e estuda como o cliente se comporta dentro da loja.
É um aparelho que reconhece e reproduz padrões em forma de um mapa de calor. As cores mais frias representam as regiões menos frequentadas no interior da loja, e as cores mais quentes representam as que concentram mais pessoas ao longo de um período de tempo. Com ele, você consegue mapear as rotas normalmente seguidas pelos clientes no estabelecimento, descobrir zonas comumente ignoradas por eles e fazer uma contagem dos clientes em horários diferentes.
Como eu posso melhorar minhas vendas com o heat map?
Essa ferramenta pode guiar as suas estratégias de vendas te ajudando a…:
- melhorar o layout dos produtos na loja
- melhorar a experiência e a jornada do cliente dentro do estabelecimento
- pensar em campanhas de promoção nas zonas mortas
- investir em melhores campanhas de marketing e de promoção nas zonas quentes
Isso afeta algum direito do consumidor?
Não, pois essas ferramentas já estarão automaticamente em compliance com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entra em vigor a partir de 2020. É um meio seguro, que não compromete informações dos clientes e colabora para que eles tenham o melhor serviço possível e um melhor fluxo dentro das lojas.